Desenvolve-MT firma parceria com objetivo de desenvolver atividades econômicas

A cooperação com a Facmat vai possibilitar que os produtos da Desenvolve MT cheguem a mais 50 municípios do estado

A Agência de Fomento do Estado de Mato Grosso (Desenvolve-MT) e a Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado de Mato Grosso (Facmat), assinaram um termo de parceria. A proposta visa garantir o desenvolvimento das atividades econômicas do Estado - nesse primeiro momento voltada ao enfretamento dos impactos financeiros provocados pelo coronavírus na economia de Mato Grosso.

Com a iniciativa, a Desenvolve-MT vai possibilitar um assessoramento na elaboração de projetos para financiamento, e divulgação das linhas de créditos a mais de 50 municípios que possuem associações comerciais filiadas a Facmat e empreendedores do estado.

Segundo o presidente da Facmat, Jonas Alves, a parceria vem em um momento bastante difícil para a economia das empresas, em especial às micro e pequenas, que passam por dificuldades diante da pandemia. “Essa parceria vem para dar um ânimo aos empreendedores que precisam fortalecer seus negócios, gerar emprego e renda e assim continuar ajudando no desenvolvimento de Mato Grosso. Os empresários precisam de apoio para conseguirem salvar os seus negócios que estão sendo gravemente afetados”, reforçou.

Com a parceria a Agência assume o compromisso de capacitar um funcionário de cada uma das associações para que possa atuar como agente multiplicador de desenvolvimento e crédito nos municípios em que a entidade está presente. Os primeiros treinamentos estão previstos para os próximos dias.

‘’Estamos satisfeitos em firmar a parceria com a entidade representativa do comércio, o nosso objetivo é apoiar e dar todo suporte necessário para que o alcance da agência seja muito maior em todo o estado, destaca o presidente da Desenvolve-MT, Jair Marques.

Linhas de Crédito

A Desenvolve MT possui nove linhas de créditos que atendem micro e pequenos empresários em diversos segmentos. Devido a pandemia do coroanvírus estão disponíveis para a população duas linhas de crédito emergenciais ambas com taxas de juros reduzidas e maiores prazos de carência.

Uma delas é a Capital de Giro Emergencial voltado ao microempreendedor individual e microempresas. O valor disponível para financiamento é de até R$ 10 mil reais. A empresa precisa ter doze meses de atividades, estar sediado em Mato Grosso e possuir faturamento de até R360 mil reais ano.

Já linha de crédito emergencial Fungetur Giro é destinada aos empreendedores do trade de turismo (hotéis, pousadas, bares, restaurantes e similares). O valor disponível para financiamento é de até R$100 mil reais.

Para ter acesso ao financiamento é necessário que a empresa tenha o selo do Cadastur (Cadastro Prestadores de Serviços Turísticos), doze meses de atividades e faturamento anual de até R$ 4.8000.000,00 reais ano.

Para simular o crédito o empresário pode acessar a página da agência www.desenvolve.mt.gov.br e solicitar digitalmente sem precisar se deslocar até a  agência.

O horário de atendimento ao público presencialmente está sendo feito por agendamento de segunda à sexta das 11h às 16h30. Mais informações: 65 -3613-7900.

Confira as novas condições:

Fonte: Desenvolve MT