Parceria entre Facmat e Desenvolve MT garante crédito emergencial às micro e pequenas empresas

Uma parceria entre a Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Mato Grosso (Facmat) e a Agência de Fomento do Estado de Mato Grosso (Desenvolve MT) vai garantir o desenvolvimento das atividades econômicas do Estado, através do assessoramento na elaboração de projetos para financiamento e divulgação dos programas de concessão de créditos oferecidos pela Desenvolve MT. A parceria é voltada ao enfrentamento dos impactos financeiros provocados pelo novo coronavírus na economia de Mato Grosso.

O crédito emergencial foi disponibilizado para os microempreendedores individuais, microempresas e empresários do trade turístico (hotéis, pousadas, bares, restaurantes e similares). Além de outras linhas de crédito da Desenvolve MT, mais duas estão disponíveis: Capital de Giro Emergencial e Fungetur Giro, ambas com taxa de juros reduzida e maiores prazos de carência.

A Facmat vai possibilitar que as informações referentes às linhas de crédito disponibilizadas pela Desenvolve MT cheguem a mais de 50 municípios que possuem Associações Comerciais, contribuindo na divulgação e execução dessas ações. Para ter acesso ao financiamento da linha Fungetur Giro é necessário que a empresa tenha o selo do Cadastur (Cadastro Prestadores de Serviços Turísticos) e doze meses de atividades.

Segundo o presidente da Facmat, Jonas Alves, a parceria vem em um momento bastante difícil para a economia das empresas, em especial às micro e pequenas, que passam por dificuldades diante da pandemia. “Essa parceria vem para dar um ânimo aos empreendedores que precisam fortalecer seus negócios, gerar emprego e renda e assim continuar ajudando no desenvolvimento de Mato Grosso. Os empresários precisam de apoio para conseguirem salvar os seus negócios que estão sendo gravemente afetados”, reforçou.

O termo define que a Facmat e as Associações Comerciais filiadas serão responsáveis por atender os empresários utilizando seus funcionários. Para isso, serão realizados treinamentos para as Associações Comerciais. Os primeiros estão previstos para os próximos dias.

Já a Desenvolve MT assume o compromisso de capacitar um funcionário de cada uma das Associações para que esse possa atuar como agente de desenvolvimento e de crédito nos municípios em que a entidade está presente. A Agência de Fomento ainda se comprometeu a disponibilizar recursos para operacionalização do crédito.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Facmat